domingo, 21 de fevereiro de 2010

Confiança em Deus



O DOMADOR E A TEMPESTADE

(Pe. Héber Salvador de Lima)

ERA UM DIA TRANQUILO, IMENSAMENTE AZUL,
LEVEMENTE SOPRAVA UMA BRISA DO SUL.
A BARCA DESLIZAVA EM RITMO DE SONATA,
EMBALADA DE CANÇÕES SOBRE VAGAS DE PRATA.

E QUEM SABE SE OS BONS E RUDES GALILEUS,
QUE REMAVAM ALI, AO LADO DE SEU DEUS,
NÃO ESTAVAM TAMBÉM CANTANDO SUA FÉ
NO DIVINO RABI, JESUS DE NAZARÉ.

CANTAVAM DE PRAZER POR NAVEGAR AO LADO
DE ALGUÉM ASSIM TÃO BOM, TÃO SÁBIO E IMACULADO.
MAS O PRÓPRIO JESUS, APÓS UM LONGO DIA
ALI, NA EMBARCAÇÃO, RECLINADO DORMIA.

QUADRO ENTERNECEDOR, CENA SUAVE E AMIGA,
EM QUE DEUS SENTE EM SI O PESO DA FADIGA!
ELE, O FILHO DE DEUS, EM TODA PLENITUDE,
QUE SE ESTIRA A DORMIR SOBRE UMA TÁBUA RUDE.

MAS SÚBITO, SEM DAR QUASE UM SINAL
A BRISA SE TRANSFORMA EM FEIO VENDAVAL.
O LAGO INTEIRO, ENTÃO, TODO SE ENCRESPA E ESTRONDA
AO RIJO ENTRECHOCAR-SE DE ONDA, CONTRA ONDA.

A BARCA MAIS PARECE UMA CASCA DE NOZ,
ENTRE A CRISTA DA VAGA E A RAJADA FEROZ.
E, NO ENTANTO, JESUS, NESSE PERIGO ENORME
DOS VENTOS E MAR, PLACIDAMENTE DORME.

NEM VAGA EM FÚRIA OU VENTO MAU COM SEU ABALO
DAQUELE SONO BOM CONSEGUIU ACORDÁ-LO.
ENTÃO, PEDRO, EM PAVOR GRITA, SOLTANDO OS REMOS:
"AJUDA-NOS, SENHOR, POIS TODOS PERECEMOS".

JESUS ACORDA E DIZ: -"POR QUE ESTOU NO VOSSO MEIO"?
COMO PODEM TREMER, TENDO VISTO O QUE EU FAÇO?
CONHECENDO TÃO BEM O PODER DE MEU BRAÇO?
QUE MAIS TENHO A FAZER PARA VOS DEMONSTRAR
QUE SOU SENHOR DO CÉU, DONO DA TERRA E MAR?
E LOGO ESTENDE A MÃO E DÁ ORDENS AO VENTO,
AO LAGO ENCAPELADO E AO PRÓPRIO FIRMAMENTO.

TORNOU O VENTO A SER A MESMA BRISA DE ANTES,
VOLTA A PAZ E O SORRISO A TODOS OS SEMBLANTES.

FELIZ DE QUEM LEVA SEMPRE CONSIGO,
NA BARCA DESTA VIDA UM PASSAGEIRO AMIGO,
CAPAZ DE CONDUZIR-NOS À FELICIDADE,
APLACANDO QUALQUER FUROR OU TEMPESTADE

Que bom ter um blog, até as novelas da mídia exploram este fato!
Só quem não tem com quem conversar é que sabe o valor de se ter um diário virtual, expressar seus sentimentos, com a impressão que não está sendo lido ou visto... mas desafogando toda tristeza, mágoa, opressão, alegria e felicidade também...
Hoje acordei cedo com um propósito e o cumpri, quase que integralmente...
Saí em direção ao Clube Náutico daqui da Região, caminhei mais de meia hora e eu estava lá: diante de um cenário muito lindo que fica ao redor dele...
Enquanto caminhava devagar, fui observando atentamente a paisagem enternecedora... suave, como no lago do poema que transcrevi acima...
Tem uma casa, cujo portão é um barco, muito original...
Vários coqueiros de todos os tamanhos... tem até uns tão pequeninos que parecem bonsais, mas são "adultos" e não cresceram...
Tem alguns quiosques... algumas pessoas na expectativa de ganhar seu pão... tem um último que é de gente daqui que gosta desta vida e se diverte enquanto labuta... é muito limpinho e num cenário lindo demais!
Tem também a escola de surfe... no final do calçadão...
Quando eles estão velejando é agradável de se olhar...
Muitos param e apreciam com gosto, é de fato muito lindo!
Tenho tanta vontade de ficar lá sentada, quietinha, mas não gosto de estar em local assim sozinha e, normalmente, caminho por lá só mesmo.
Nem sempre as amigas podem me acompanhar...
Casas tão bonitas... animais de pequenos e grandes portes... um visual esplêndido!!!
Pessoas passam por nós, uns cumprimentam, outros, não... a gente deve acolher e respeitar... cada um tem um jeito de ser.
Faço este recurso relaxante diariamente, e até duas vezes por dia, especialmente no verão, mas cada dia é novo para mim...
O mar ora está azul ora está acinzentado...
Hoje tinha partes transparentes no finalzinho da extensão...


"NEM AS TORRENTES DAS GRANDES ÁGUAS CONSEGUIRÃO APAGAR ESSE AMOR...

POIS SUAS CHAMAS SÃO FOGO ARDENTE, MAS DO QUE A MORTE É TÃO FORTE ESSE AMOR"!

E assim vou vencendo cada dia a monotonia, o cansaço, a desilusão...
Renovando a Esperança de um novo porvir... muito mais feliz...
Sem LUTO! No meu pobre e angustiado coração solitário...
Esta história narrada no poema é tão conhecida mas sempre é bom recordar-me dela, fico ansiosa, apreensiva pela tempestade que se anuncia...
Olvido-me de que Jesus está comigo, que tem o controle de todas as situações do meu viver e que vai defender-me do mal quando estiver no auge do perigo...
Ele só quer ver a minha Confiança e o meu Abandono nele...
Neste momento choro... lágrimas num misto de sentimentos... aquelas águas tão tranquilas da grande Lagoa que me deliciam todo dia e está do outro lado... como quase tudo que eu gosto... sempre do outro lado... um pouco "longe"...
Tenho que ir ao alcance... lutar e me esmerar para poder saboreá-las...
Às vezes, me canso muito... queria as coisas um pouquinho mais acessíveis...
Tenho pensado sobre a morte, imaginando o que me resta de vida...

Quando sinto Deus no meio de nós, no menor do grão de areia, nas montanhas mais altas... no diálogo familiar, no pão de cada dia... numa imensidão de motivos, vejo o quão sou pobre e mesquinha para pensar em mim, nos desejos do meu coração...

Hoje também vi casais comprando peixe nas barcas que chegavam apinhadas... almoço em família... ou a dois... pareciam bem felizes... Tomara que sim!
À noite, a segurança pública nos faz companhia pelo calçadão, fazendo a ronda diária... é área nobre e nunca se sabe...
Engraçado que sempre o mar me quis bem... sempre morei próximo ao mar... aqui no Brasil ou fora...
Consigo aliviar tensões de qualquer tipo estando bem próximo ao mar...
À beira do mar mesmo nunca morei, mas a algumas poucas quadras, muitas vezes, como agora...
Deus é muito bom para mim!
Hoje quero entregar a Ele meu coração com todos sentimentos que estão nele...
Sei que nasci para amar... sou capaz de amar...
Se me abandonar nele serei muito feliz... como me disse um primo muito querido ontem à noite, conversando comigo pelo Orkut...

O segredo da nossa realização é o ABANDONO EM DEUS... A CONFIANÇA...

Que eu possa velejar tranquila e serena absolutamente convicta que Deus sabe tudo de mim e quer só o meu bem, ainda que eu pense que Ele demore tanto... a me responder!


Salva-me, Senhor, nestes dois dias estou "naufragando"!

2 comentários:

  1. Estou lhe convidando para viajarmos na mesma barca da vida. Gostei dos seus textos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!Estava andando pelas suas ondas e cheguei até aqui...
    Tenha um lindo dia!
    Paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...