quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Oração ( III )


"DEVEMOS VER TODAS AS COISAS EM DEUS E DEUS EM TODAS AS COISAS, POIS ESTA É A ESSÊNCIA DE SER CONTEMPLATIVO NA AÇÃO"

Quando a gente ouve falar em ESPIRITUALIDADE INACIANA ou qualquer uma outra, pensamos logo em algo hermético... destinado um tipo determinado de pessoas (Jesuítas, por exemplo)
Nada mais confuso do que esta teoria... eu pensava (até descobrir que não)... que era uma ESPIRITUALIDADE destinada a uma elite intelectual... até comentei isto num último encontro de Acompanhante Espiritual, em Itaici, SP...
Inácio de Loyola foi um homem como nós, sujeito às tentações e às provas como qualquer um que deseja seguir ao Mestre e Senhor...
Achei interessante o fato dele ter uma condição financeira muito boa e descobrir que, em assuntos mundanos, sentia, depois de um prazer imediato, uma desolação no coração e na alma... Viu que certos prazeres têm duração curta...
Ficava "cansado"... Eu compreendo bem este "cansaço" hoje em dia... é assim mesmo que a gente fica...
Já certos pensamentos mais altruístas deixavam-no (também a mim) contente e alegre...
Ontem, nas revistas que folheei, achei tanta coisa sobre a FELICIDADE, hoje destaco a seguinte:

"SE VOCÊ DESEJA SER FELIZ, CONCENTRE SUA MENTE APENAS NA FELICIDADE"...

Parece um egoísmo, mas não é... Deus nos criou para a FELICIDADE, reconheço que a Trindade Santa está o tempo todo empenhada em nos ver muito felizes...
Para mim, que Deus fez cristã, tenho bem presente que, pedindo a graça, como nos ensinou Inácio de Loyola, por exemplo, eu vou me emendando dos meus erros no alvo pouco a pouco...
Discernir entre o bem e o bem maior é bem sutil... exige trabalho ativo, oração incessante...
Outro pilar é que, hoje em dia, me reconheço muito amada por Deus (isto já leva uns dezenove anos aproximadamente... levei tempo para descobrir)...
Esse amor d'Ele por mim me impulsiona para o MAGIS... o bem maior...
Tenho consciência plena de que sou amada, resgatada e convidada à Missão...
Se Ele me invitou a ser feliz é para que eu, experimentando essa felicidade, suscite nos irmãos o mesmo desejo... e assim possa dar razão do que me sucedeu (testemunho) ampliando os horizontes das pessoas ao meu redor e tecendo a rede de amor... que o Bom Deus nos envolve... invisivel e visivelmente (pelos amigos)...

Inácio propôs-nos a perceber o seguinte:
"LOUVAR, REVERENCIAR E SERVIR A DEUS NOSSO SENHOR E ASSIM, SALVAR-NOS"...

Tem um fator que nos dificulta nesta ação amorosa: AFEIÇÕES DESORDENADAS...
Têm coisas e pessoas que nos atrapalham a seguir pelo caminho do bem maior... ficamos sempre (ao menos eu assumo isto) no atalho ao invés do Caminho...
Nunca fui uma pessoa apática ou indiferente... mas a INDIFERENÇA INACIANA me extasiou deveras.
Que segredo de felicidade e alegria transbordante!
Equilíbrio é sempre o ponto certo... Como já pedi a Deus este Dom!!! Vejo que Ele pode tudo...
O mundo nos desequilibra e o Senhor da Vida nos põe na medida exata...
O nosso estilo de vida já por si só leva aos demais a crer ou não em Deus, é uma verdade que pode até nos chocar mas tem fundamento...
oração diária, ainda que feita com má vontade...(seria bom que sempre fosse com ÂNIMO E GENEROSIDADE, como Inácio convida) é indispensável para este processo de crescimento interior...
Acompanhamento Espiritual,(conversar com pessoas que nos pontuam os movimentos do bom e do mau espírito que age em nós)... é um nivelar do ponteiro da balança que se desnivela... periodicamente...
Missão se dá quando a gente tem os olhos abertos... antenados... independente até mesmo de uma comunidade religiosa a qual pertencemos, (ainda que eu esteja sempre engajada numa, não descarto a possibilidade de outros estarem melhor situados neste nível do que eu...)
Ser Contemplativa na Ação é o Dom preparado, com carinho, por Deus para nós e os Exercícios Espirituais Inacianos me ajudam muito no dia dia... a viver a Oração na vida cotidiana.

Agradeço a Deus pelo Dom da ORAÇÃO...

Por ele posso gostar mais da vida e sentir alegria de viver...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...