domingo, 4 de julho de 2010

INTERAÇÃO ESPIRITUAL ECUMÊNICA (8 DE 12)


O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTA...

Estamos já na oitava semana da nossa  INTERAÇÃO COLETIVA ECUMÊNICA...
Mas, apesar de hoje DOMINGO, O DIA DO SENHOR E DA ALEGRIA... adentrarei pelo caminho da DOR...
Para isto vou me basear na ÚLTIMA CEIA...
Já é hora de assumirmos, com DETERMINAÇÃO... ao PROJETO DE AMOR DE JESUS...
Vejam bem a simplicidade com que encara tal entrega de amor pela qual irá passar...
... manda preparar um jumentinho...
Se fosse nos dias atuais seria ridicularizado, certamente! (E o foi naquela época também)...
... denuncia as falsidades dos escribas e doutores da Lei...
Aí... os seus "Amigos" começam a tramar a sua morte...
ESCUTARAM o que não queriam...
O Tema de hoje é justo a ESCUTA...
Na vida mundana, o dinheiro.... a traição... a violência... é o que manda...
Se a gente desiste de Jesus agora... o seu grande Amor ficará no meio do caminho...
Vamos escutá-Lo um pouco no dia de hoje:
Criança de Belém...
Jovem de Nazaré...
Mestre e amigo dos pobres e pecadores (nós)...
Percebemos (escutamos) que Ele é acessível e humano?
Nos oferece aliança... amizade... comunhão...
Se escutamos a Voz de Deus... tomamos consciência das nuances que Ele nos sugere como pistas para vivermos bem e integrados... com Ele... conosco mesmos... com os demais...
VER... OBSERVAR...
Hoje, destacamos o ESCUTAR...
Como podemos ter compaixão... se não ouvimos (e escutamos) o que Ele nos diz?
A esta altura da nossa INTERAÇÃO  ESPIRITUAL ECUMÊNICA... já optamos por seguir o Mestre e Senhor das nossas vidas... mas agora é Tempo de Confirmar o que Ele nos acentuou...
Somos capazes de seguir Jesus na Paixão?
Sermos companheiros de Jesus... comungando da mesma vida...
Hoje, sugiro rezarmos atenciosamente A Última Ceia...
...O LAVA PÉS...
O PÃO E O VINHO...
A EUCARISTIA...
Como assim?
Dar a vida...
Vinho une a muitos na alegria que Jesus deseja para nós...
o Pão... sair de si... dos nossos interesses... entregar-se ao outro... doação...
ESCUTAR requer dimensão ágape...
Um Deus tão pequeno se inclina para nos lavar os pés... no dia de hoje, simbolicamente, outra vez...
Comungar para sermos capazes de amar... servir... consolar... repartir... perdoar... alegrar... sofrer...
Aqui... na Mesa do Senhor... não há espaço para inveja... competição... ciúme... indiferença... soberba...
Ele reserva para cada um de nós no dia de hoje, 4 de julho de 2010... um lugar de honra... como filho amado dele...
Nesta mesa... experimentamos o mesmo sabor da barquinha de Domingo passado...
Lembram-se?
Comungo Jesus?

Me alimento e me questiono?

Encaro numa boa ser grão de trigo?
Quem me lava os pés no dia de hoje?

Falando em comer... como a gente desperdiça o alimento... porque não ouvimos ao que não tem...
estão aos nossos olhos... não basta só vermos... é preciso ESCUTARMOS... além de ouvirmos...
SERIA HORA DE ESQUECERMO-NOS DE NÓS MESMOS...
A PAIXÃO DE JESUS NOS QUESTIONA...NOS INCOMODA...
Escutar para sentir internamente o outro que me cerca... que me rodeia...
que grita...
Com que passagem bíblica eu me identifico no dia de hoje?
Sou uma ovelhinha que não tem Pastor? Perdida...
Estou ferida como aquele que o Samaritano vem em auxílio na estrada?
Como Maria... João... mulheres de Jerusalém... na Via sacra?
Como é duro a gente não poder aliviar o sofrimento dos que nós amamos... Mas, ao menos, podemos estar com eles... experimentei isso no ano que se findou... fiquei lado a lado com meu pai... por longos meses...
Não foi mérito meu, acreditem...
Foi porque o Senhor me fez ESCUTAR o que Ele me falou...
Se escutamos, ficamos perto dos excluídos em nossos dias...
E este excluído pode ser nós mesmos, muitas vezes... pode estar bem perto de nós... mesmo ninguém sabendo...
Quando Jesus na Cruz INCLINA a cabeça faz uma atitude de ESCUTA... de docilidade ao Pai...
Que no dia de hoje sejamos como o grão de trigo... precisando morrer para viver a vida nova que Deus nos brinda... mais humanos do que foi até agora, com certeza!!!
Se escuto... perdôo...
Se escuto... tenho tempo...
Se escuto... movo mãos e braços para o próximo... para uma vida de misericórdia (quem age com o coração na miséria do outro...)
Senhor, sei que todos temos resistências... ajuda-nos a sermos pessoas gratas...

PARTILHO COM VOCÊS HOJE ALGO PROFUNDO QUE ELE NOS FALOU...
VAMOS ESCUTAR?

Fiquemos sentados naquela vasta planície verde...

FELIZES OS POBRES EM ESPÍRITO...
FELIZES OS AFLITOS...
FELIZES OS MANSOS...
FELIZES OS MISERICORDIOSOS...
FELIZES OS PUROS DE CORAÇÃO...
FELIZES OS QUE PROMOVEM A PAZ...
FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS...
FELIZES OS QUE FOREM INSULTADOS...

Fiquemos pois, amigos, ALEGRES E CONTENTES...

GRANDE SERÁ A NOSSA RECOMPENSA NO CÉU!!!

10 comentários:

  1. Que gratificante iniciar o domingo com tão belas palavras. Estou lhe escutando e a sua mensagem não ficará em vão, Rosália, podes crer!! Parabéns pela partilha do seu belo texto. Estou em falta mas logo irei também participar. Um bom e abençoado domingo para você e sua família, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito lindas suas palavras querida...escutemos mais e mais a Jesus...
    Acabei de postar lá no blog...me sinto imensamente abençoada de caminharmos juntas neste projeto bendito.
    Tenha um maravilhoso domingo...
    Beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida...

    Compartilho com você estas sábias palavras...do poeta Fernando Pessoa..

    “Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito.
    É preciso também que haja silêncio dentro da alma”.

    E se não há silêncio dentro de nós...como ouvir o que há fora de nós...

    Um beijo...um domingo cheio de graças...a ti e todos os seus...

    ResponderExcluir
  4. Procuro escutar sempre. Mas realmente tem dias em que não consigo me concentrar e sinto que falta algo...

    E mesmo que o esqueçamos, Ele nunca nos esquece. Em momento algum.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Escutar e saber pensar nas palavras que ELE nos disse é maravilhoso! Linda tua participação!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Amiga, estejamos atentos para ouvir o que Deus tem para nos dizer, Deus sempre está nos falando, porém nem sempre nos damos a devida atenção.
    Tenha uma ótima semana!!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. Que bela reflexão... a qual nos desperta para ouvir o que o Senhor tem para nos dizer.
    Muitas e muitas vezes Ele vem nos guiar e nem damos "ouvidos"... temos que parar de ser cristão faz de contas, e passar a ser CRISTÃOS QUE SEGUEM E OUVE O SENHOR, NOSSO DEUS!!!

    Abraços de Paz!!! Shalon!!!

    ResponderExcluir
  8. Rosélia,

    Tenho acompanhado, de perto, a blogagem ecumênica, tentando fazer as minhas "escutas"!

    O próprio Cristo deu um dos maiores exemplos de escuta, nas bodas. Naquele momento, embora dissesse que não era chegada a hora, não titubeou em escutar a mãe. E prontamente atendeu o pedido de Maria. O melhor vinho foi servido ao final da festa, porque o Filho do Homem soube escutar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, Orvalho, como é difícil calar e ouvir, não é mesmo?
    A gente crê que a verdade está nas palavras, quando, em verdade, ela está naquele espaço sagrado entre a mente e o coração.
    Orai e vigiai! Isto só é possível no silêncio da alma. Que belo domingo de reflexão!
    Um abraço.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  10. Rosália, querida,

    peço desculpa de não ter publicado no Domingo a blogagem colectiva, por falta de tempo.

    Inicialmente pensei desistir de falar sobre o tema, uma vez que Domingo já havia passado, mas algo dentro de mim falou mais alto e me disse: A mensagem a ser divulgada é intemporal, dai que tenha a ousadia de publicá-la durante a semana. Ela é importante, deve ser ouvida constitui um incentivo à reflexão.

    Dai que, publiquei hoje :) Espero que não me leve a mal de não estar cumprindo as regras.
    Beijinhos e uma boa semana para todos.

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...